AMCENTRO

AMCENTRO parabeniza seus associados neste segundo trimestre

House D

Nesta edição da homenagem de aniversário que a Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, AMCENTRO, realiza trimestralmente aos seus integrantes, as felicitações são para as cidades de Nova Esperança do Sul, São Vicente do Sul, Mata, Santa Maria, São Sepé, Ivorá, Paraíso do Sul e Capão do Cipó. 

A entidade visa a representação política e institucional, buscando promover e defender as pautas da região. Hoje, a associação é presidida pelo prefeito de São Vicente do Sul, Fernando da Rosa Pahim, junto com o primeiro vice-presidente, Gustavo Terra, prefeito de Tupanciretã, e o segundo vice-presidente, André Luiz Rossato, prefeito de Nova Palma. Trabalha com os 33 municípios da Região Central, defendendo bandeiras que visam garantir seus direitos, melhorias, crescimento e fortalecimento. Parabéns e votos de prosperidade a todos!


Nova Esperança do Sul - 35 anos


A cidade de Nova Esperança do Sul foi fundada no dia 13 de abril de 1988, sua população estimada é de pouco mais de 5 mil habitantes. Entre os principais pontos turísticos de Nova Esperança do Sul se destacam algumas belíssimas atrações naturais, principalmente grutas e cachoeiras. Mas há também atrações históricas como a centenária Igreja São Caetano. A Gruta Nossa Senhora de Fátima atrai turistas de diversas regiões por sua beleza natural exuberante, onde também pode-se conhecer a Cascata Véu de Noiva.


São Vicente - 147 anos


São Vicente do Sul é conhecido por sua rica história, cultura e belezas naturais. A população de 8.732 habitantes celebrou mais um aniversário da cidade com uma programação especial organizada pela atual gestão da prefeitura. O município também é lar da tradicional Feira Estadual de Comércio da Batata Doce (Fecobat), que vai para a 33ª edição, e abriga o Balneário do Umbu, os Bailes de Krebs, o carnaval do município que é o primeiro fora de época. Além disso, possui diversas belezas naturais, como o Cerro Seio de Moça e o Cerro do Loreto e pontos turísticos importantes como o Coreto, a Igreja Matriz e o Cemitério Cavajuretã, cemitério histórico, onde aconteceram batalhas da Revolução Farroupilha.


Mata - 58 anos


Mata é conhecida como a cidade da pedra que foi madeira. O município completou seus 58 anos e é lembrado pelos seus fósseis vegetais e animais bem preservados. A cidade de Mata faz parte, dos Sítios Paleobotânicos do Arenito Mata, criado pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos. As florestas petrificadas de Mata são do período Triássico, alguns dos registros mais importantes desse período, estima-se que os fósseis foram formados há mais de 200 milhões de anos. Além disso, a cidade é cercada de belezas naturais, como a Cascata da Boa Esperança. O aniversário da cidade foi marcado por uma programação calorosa e especial.


Santa Maria - 163 anos


Santa Maria também é conhecida com o coração do Rio Grande do Sul, cidade dos blindados, capital do xis, cidade cultura e cidade universitária. Muitos são os nomes que descrevem um pouco do município e suas características. A cidade completou 165 anos no mês de maio, celebrados com um grande evento organizado pela prefeitura do município com shows e atrações especiais para todos os gostos. O município está investindo em todas as áreas de desenvolvimento sob a atual gestão do prefeito Jorge Pozzobon e do vice-prefeito Rodrigo Décimo.


São Sepé - 147 anos


Na versão popular, o nome de São Sepé tem origem na história do valente guerreiro Sepé Tiaraju que nasceu, viveu e combateu nos Sete Povos das Missões, na época pré-açoriana. Com cerca de 24 mil habitantes, São Sepé possui uma economia voltada para atividades agropastoris, com forte produção de grãos como arroz e soja, dentre outras culturas. A cidade também conta com atrações turísticas como a Gruta do Marco e o Museus Municipal de São Sepé.


Ivorá - 35 anos


Localizada na Quarta Colônia de Imigração Italiana na Região Central do Estado, a cidade de Ivorá reúne o melhor do interior, desenvolvida e cercada de belezas naturais. Ivorá conta com muitas atrações de ecoturismo. Ela faz parte do espaço do Geoparque da Quarta Colônia. Além disso, são mais de 30 cachoeiras para conhecer. O município, hoje, está sob a supervisão do prefeito Saulo Piccinin e do vice-prefeito Jordano Moro.


Paraíso do Sul - 35 anos


A criação de Paraíso do Sul originou-se com a convocação de uma Assembleia Geral para escolha da Comissão de Emancipação, na qual foi eleito presidente o Sr. Aldo Rohde. A estrutura econômica é baseada na agricultura, caracterizada como minifundiária, possuindo aproximadamente duas mil pequenas propriedades rurais em que predominam o cultivo do arroz, fumo, soja, entre outros. Paraíso do Sul é cercada de belezas naturais também, entre elas o maior destaque é a Cascata do Poço Verde, símbolo natural do município.


Capão do Cipó - 23 anos


Capão do Cipó fez seu aniversário no dia 16 de abril, o município tem uma longa história e estima-se que antes mesmo do século XVII a cidade já era habitada, inicialmente por índios guaranis. Possui diversos pontos turísticos para quem deseja conhecê-la, alguns como o Capão da Batalha, conta a história do Rio Grande do Sul durante o período da Revolução Farroupilha.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Consultório de Ortodontia Personalizada Olga Berger: tratamentos com foco em exclusividade e resultados Anterior

Consultório de Ortodontia Personalizada Olga Berger: tratamentos com foco em exclusividade e resultados

Odontologia Lauda: a clínica dos sonhos Próximo

Odontologia Lauda: a clínica dos sonhos

publieditorial